Rodada dupla em Itapema reúne os principais pilotos do país, veteranos, categorias femininas e a nova geração do esporte
Foto: Sérgio Gonçalves
O Campeonato Brasileiro de Enduro abriu a temporada 2021 em grande estilo, após dois dias de disputas na cidade de Itapema, em Santa Catarina. O evento terminou neste domingo (16/5) e reuniu os principais pilotos do país, além de veteranos, categorias femininas e a nova geração do esporte, respeitando os protocolos de prevenção ao coronavírus.
 A prova inicial teve como base o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) e contou com 217 pilotos inscritos. De acordo com Maurício Brandão, promotor da competição, o evento conquistou grande sucesso. “Foi um ótimo recomeço, digno de Campeonato Brasileiro. Deu tudo certo, foi perfeito, o clima ajudou e a participação dos pilotos e equipes foi fantástica. Apesar do período difícil por qual estamos passando, com os desafios adicionais relacionados à pandemia, cumprimos todos os protocolos e objetivos do evento.” 
 
 Com três trechos cronometrados (especiais), o percurso da prova teve aproximadamente 42 quilômetros, sendo que os pilotos completaram três voltas por dia no circuito. “A parte técnica foi outro grande sucesso, muito bem planejada e preparada. Tivemos grande adesão de pilotos, com mais de 200 competidores, incluindo número expressivo nas categorias infantis, o que garante o futuro da modalidade”, pontua Brandão, agradecendo o apoio recebido. 
 
 “O clube Itapema Off-Road e a Prefeitura da cidade, bem como os patrocinadores e parceiros do campeonato, foram fundamentais para a realização da prova e nos deram todo o respaldo possível.” A segunda prova do Campeonato Brasileiro, também em rodada dupla, está marcada para os dias 12 e 13 de junho em Patrocínio (MG). “O calendário futuro está alinhado, mas vale lembrar que a realização da prova depende da situação local com relação ao coronavírus”, conclui Brandão. 
 
 O Campeonato Brasileiro de Enduro 2021 é patrocinado por Honda, copatrocinado por TM Racing, DYVA e KTM e tem o apoio de Motorex, Edgers, Tech Ride, Airoh Helmet, MR Pro Braces, Borilli Racing, Race Tech, Parts 57, Sig Visual, BMP, BMS Racing, Soul MX Trilha, America Sports, Motofire, Dica, MCorse, Bamba Racing, Freeride Spirit, Jeri Adventure Ride, AdvenTour Brasil, Brasil Moto Tour, Café 3Z e Federação dos Cafeicultores do Cerrado. A prova de abertura conta com o apoio de Prefeitura de Itapema, Pro Tork, Itapema Off-Road, FC Moto e Cervejaria Mühl Bier.
 
 A prova de abertura movimentou as trilhas de Itapema com pilotos divididos 18 categorias. Confira os resultados de cada uma delas e o que disseram alguns dos pilotos vencedores: 
 
 Bruno Crivilin (equipe Honda Racing, vencedor da E1) – “Estou muito feliz por ter ganhado os dois dias de disputas e começar na liderança do Brasileiro. A prova foi bem legal, no fim as especiais ficaram bem esburacadas, parecidas com os terrenos da Europa. Estou bem preparado, o Campeonato Mundial começa no mês que vem e estou ansioso por isso. Agora é voltar para a Europa, continuar os treinos e vamos para cima”. 
 
 Vinícius Calafati (equipe Honda Racing, vencedor da E2) – “Foi um bom início, a gente fica um pouco tenso na primeira prova do ano, mas deu para tirar essa ansiedade. Fiz uma boa prova e consegui vitória na categoria, a estreia com a moto nova foi ótima. Vamos para a próxima”.
 
 Lucas Dunka (vencedor da E3) – “A experiência foi muito boa, primeira vez que competi no enduro. Gostei da minha estreia e do profissionalismo dos organizadores, o evento é muito bem organizado, isso é importantíssimo para o esporte. Estou bem feliz por ter vencido, não esperava”.
 
 Patrick Capila (equipe O2BH MXF, vencedor da EJ) – “Equipe nova, moto nova, tudo novo! A moto mostrou a sua qualidade nas trilhas e eu andei muito bem com ela. Tive que me superar, já que levei um tombo forte, mas consegui me recuperar e ir para a briga. Estou bastante feliz com a vitória, todos da equipe trabalharam muito trabalho bem”.
 
 Flávio Volpi (equipe Lekker, vencedor da E4) – “Foi uma prova tradicional de Itapema, bem difícil. Choveu pouco dessa vez, mas as especiais estavam bem técnicas. Consegui vencer os dois dias, o que me ajudou muito a começar o campeonato com o pé direito. Vamos seguir firme”.
 
 Gustavo Pellin (equipe Timeline Racing, vencedor da E35) – “A prova foi bem divertida, as especiais ficaram esburacadas e eu estava sem ritmo de prova, mas consegui ir bem no sábado. No domingo, cometi um erro e tive que correr atrás para recuperar. No final deu tudo certo, me diverti e não me machuquei”.
 
 Estevão Rangel (vencedor da Cadete) – “Foi muito legal, estava muito liso, mas uma pista bem legal, o resultado foi bom, gostei muito”.
 
 Bárbara Neves (equipe Honda Racing, vencedora da EF) – “Estou muito feliz em estar na abertura do Campeonato Brasileiro comemorando o meu aniversário junto com a equipe Honda Racing e fazendo o que eu mais gosto, que é andar de moto. A prova foi incrível e o resultado também foi muito bom”. 
 
 
 E1
 1º – Bruno Crivilin – 50 pontos 
 2º – Loandro Anton – 44 pontos
 3º – Fernando Juruna – 40 pontos
 
 E2
 1º – Vinicius Calafati – 50 pontos
 2º – Rômulo Bottrel – 44 pontos
 3º – Ian Salazar – 40 pontos 
 E3
 1º – Lucas Dunka – 50 pontos
 2º – Humberto Martin – 44 pontos
 3º – Vitor Garcia – 40 pontos 
 
 EJ
 1º – Patrik Capila – 50 pontos
 2º – Luciano Drumond – 42 pontos
 3º – Joaquim Antônio de Oliveira Neto – 40 pontos
 
 E4
 1º – Flávio Volpi –50 pontos
 2º – Pedro Bessa – 42 pontos
 3º – Lucas Arpini – 38 pontos
 
 E35
 1º – Gustavo Pellin – 50 pontos 
 2º – Felipe Wermuth – 44 pontos
 3º – Phabulo Calheiros – 40 pontos
 
 E40
 1º – Adriano de Ávila – 47 pontos
 2º – Rodrigo da Silva – 47 pontos 
 3º – Luciano de Menezes – 40 pontos
 
 E45
 1º – Orlei Brazaca – 50 pontos 
 2º – Frederico Garcia – 42 pontos
 3º – Márcio Tazinazzo – 38 pontos
 E50
 1º – Laurindo Zatorski Filho – 50 pontos
 2º – Maurício Fernandes – 44 pontos
 3º – Roges Viccari – 40 pontos
 
 E55
 1º – Manoel Simas – 50 pontos
 2º – Mauricelio – 42 pontos
 3º – Xavier Legarreia – 42 pontos
 
 EF
 1º – Bárbara Neves – 50 pontos
 2º – Líbera Costabeber – 22 pontos
 
 EAmador Nacional
 1º – Eduardo Tummler – 50 pontos
 2º – Jonas Sawan – 42 pontos
 3º – Leandro Dias – 36 pontos
 
 EAmador Importada
 1º – Maurício de Quadros – 47 pontos
 2º – Jonathan Araújo – 42 pontos
 3º – Henrique Alves – 34 pontos
 
 Youth
 1º – Jean Zandonadi – 50 pontos
 2º – Bruno Zanchet – 44 pontos
 3º – Vinícius Aguilar – 36 pontos
 
 Infantil
 1º – Pedro Henrique Spindler – 47 pontos 
 2º – João Victor Legarrea – 47 pontos
 3º – João Pedro Gruli – 40 pontos
 
 Cadete
 1º – Estevão Rangel – 50 pontos
 2º – Mateus Antunes – 44 pontos
 3º – Felipe Oliveira – 40 pontos
 
 Juvenil
 1º – Danilo Sfalsim – 50 pontos 
 2º – Pedro Ferro – 44 pontos
 3º – Gabriel Kons – 40 pontos
 Feminina (Kids)
 1º – Kamile Martins – 47 pontos
 2º – Gabriela Azevedo – 47 pontos
 2º – Lara Gabriela – 40 pontos
Com Mundo Press